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Conheça a importância do consumo da fibra alimentar

Conheça a importância do consumo da fibra alimentar
Por Michele Valenti

As fibras alimentares são carboidratos do tipo polissacarídeos não digeríveis encontrados na composição de certos alimentos de origem vegetal. Esses polissacarídeos não podem ser digeridos pelo organismo e não atuam como fonte de carboidratos (energia).  

As fibras não sofrem ação das enzimas digestivas e podem ser excretadas de forma inalterada pelas fezes. Ou ainda podem ser parcialmente digeridas pelas bactérias benéficas no cólon (intestino). Dessa maneira elas auxiliam na manutenção da flora intestinal saudável evitando a colonização de bactérias patogênicas (causadora de doenças) e fortalecendo o sistema imunológico. As fibras são classificadas quanto ao seu perfil de solubilidade em dois grupos: fibras solúveis (aveia, ameixa, abacate,frutas cítricas, etc) e fibras insolúveis (farelo de trigo, centeio, soja, etc).

Os benefícios da ingestão de fibras têm sido muito estudados nos últimos tempos. Seu beneficio mais conhecido está envolvido na melhora do trânsito intestinal quando consumida diariamente. A recomendação da ingestão diária segundo a Organização Mundial da Saúde é de pelo menos 25 gramas. O aumento na ingestão diária de fibras é capaz de promover melhora no perfil lipídico (redução nos níveis de colesterol), redução da pressão arterial, controle da glicemia (diabetes) e proporciona maior saciedade nas dietas de emagrecimento. 

O cardápio Prolight possui preparações fonte de fibra alimentar para incluir no seu plano alimentar diário. Veja os produtos que contém mais fibras por porção em cada grupo de alimento:

- Frango Empanado Funcional (1,9g)
- Sopa ProDetox (3,9g)
- Mix de legumes na Wok I (3g)
- Coxinha funcional (5,6g)

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