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O que comer antes e depois do treino de musculação

O que comer antes e depois do treino de musculação
Por Éverton Bottega

Muitas pessoas têm dúvida do que comer antes do treino para melhorar seus rendimentos e o que comer para não ganhar gordura após a queima de calorias no treino. A resposta é: DEPENDE, pois cada atividade física requer uma reposição diferente. No caso de uma corrida de longa duração (1 hora e 30 minutos), é necessário adaptar uma estratégia de reposição. Já se a escolha for um treino de musculação, há outras estratégias a serem feitas, porém ambas terão o intuito de otimizar ao máximo os seus objetivos.

Além da importância que o aluno deve ter em manter uma dieta equilibrada comendo sempre a cada três horas, ele deve se deter também ao que comer antes de treinar. No período pré-treino, é preciso dar uma atenção maior a ingestão de carboidratos complexos como batata, arroz ou macarrão, pois darão energia para a atividade escolhida. Além disso, uma pequena quantia de proteína magra como frango, peixe ou ovos, deve ser leva em consideração. Principalmente se esse exercício for musculação com o objetivo de aumentar massa muscular. O intervalo, antes da atividade física, destinado a alimentação varia de acordo com cada pessoa, pois a absorção dos alimentos é diversificada. Essa refeição pode ser completa, com carboidrato e um pouco de proteína, e realizada uma hora antes do treino. Caso o aluno tenha apenas 30 minutos para consumir algo rápido, é possível usar uma suplementação como waximaize e whey protein.

Quando o assunto é pós-treino, o foco deve ser a proteína, já que o ideal é consumir uma quantidade maior que a do pré-treino. Isso porque este é um período onde temos uma "janela das oportunidades", que é o momento em que o nosso corpo está mais suscetível a absorção de nutrientes. Então há possibilidade de utilizar até duas refeições no período de duas horas após o treino, aproveitando ao máximo essa absorção. Uma ótima alternativa é consumir uma boa quantidade de proteína com um pouco de carboidrato mais simples como fruta, mel ou maltodextrina. Caso a pessoa não tenha apetite para comer após o treino, pode-se incluir alguns suplementos essenciais nessa fase como BCAA, glutamina ou creatina, contribuindo na recuperação da musculatura trabalhada.

A escolha da atividade a ser feita é algo bem particular, por isso é aconselhável que o aluno escolha algo que lhe dará prazer. Sempre uso a "velha e famosa" musculação como base em qualquer periodização de treino. O importante é saber qual a atividade que a pessoa vai fazer e o tempo de duração para ajustar adequadamente os macro e micronutrientes que ela poderá usar. Neste caso, não há uma "receita de bolo", mas com essas informações básicas é possível dar início a uma dieta adequada, trazendo os benefícios de uma atividade física bem orientada.

O fundamental é isso! Juntar os três principais fatores: alimentação, treino e descanso, para obter bons resultados, mas sempre lembrando da importância de procurar bons profissionais. Ele precisa fazer com que tu acredite em ti mesmo para valer a pena toda dedicação que foi proposta no programa de dieta e treino.

Abraço e bons treinos!!!

 

* Artigo de Éverton Bottega, preparador físico e nutricionista parceiro da ProLight Alimentos. Confira a dica do especialista aqui.

 

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