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Conheça os benefícios do óleo de coco

Conheça os benefícios do óleo de coco
Por Professor Rafael Barleze

O professor Rafael Barleze é nosso parceiro e sabe muito sobre treinamento, saúde e alimentação. Ele escreveu um artigo sobre os benefícios do óleo de coco, utilizado em várias porções que produzimos na ProLight. Leia o texto abaixo e saiba tudo sobre essa gordura saudável!

 

Um exemplo perfeito de um alimento saudável, que foi por muito tempo demonizado pelos profissionais da nutrição é o óleo de coco... provavelmente por ser uma das mais ricas fontes de gordura saturada que você pode encontrar (cerca de 90% de suas calorias). A gordura saturada foi injustamente condenada algumas décadas atrás, no entanto, novos estudos mostram que não há nenhuma associação entre a gordura saturada e doenças cardíacas ( 1 , 2 , 3 ). Se a gordura de coco era assim tão ruim populações que consomem muito dele deveriam ter muitas doenças certo?

Mas não. Populações que consomem uma grande porcentagem de calorias provenientes de cocos são muito mais saudáveis ​​do que as nações ocidentais.

Os Tokelauanos que comem mais de 50% das calorias diárias vindas do coco e foram os maiores consumidores de gordura saturada no mundo e os Kitavans que comem até 17% das calorias na forma de gordura saturada, principalmente de coco não tinham traços de doença cardiovascular, apesar do alto consumo ( 4 , 5 ). O óleo de coco é muito diferente dos outros óleos de cozinha e contém uma única composição de ácidos graxos.

Isso faz com que o óleo de coco seja altamente resistente à oxidação ao aquecido. Por este motivo, é o óleo perfeito para métodos de cozedura a alta temperatura como a fritura ( 6 ). Além disso, o óleo de coco é composto quase inteiramente de triglicerídeos de cadeia média ( 7 ). Esses ácidos graxos partem direto do trato digestivo para o fígado, onde é provável que sejam transformados em corpos cetônicos fornecendo uma fonte rápida de energia.

Pacientes epilépticos na dieta cetogênica geralmente usam essas gorduras para induzir a cetose, permitindo assim ao mesmo tempo um pouco de carboidratos na dieta ( 8). O ácido graxo mais abundante no óleo de coco é o ácido láurico , o qual é dividido em um composto chamado monolaurina no corpo.

Ácido láurico e monolaurina são ambos muito interessante devido ao facto de poderem matar micróbios como bactérias, fungos e vírus.

Por esta razão, o óleo de coco pode ser protetor contra várias infecções ( 9 , 10, 11 ). Óleo de coco não refinado realmente melhora o perfil lipídico do sangue.

Em dois estudos com ratos separados, o óleo de coco virgem, foi comparado com óleo de copra (óleo de coco refinado) e óleo de milho.

O óleo de coco virgem reduziu significativamente o colesterol total e LDL, o LDL oxidado, triglicérides e aumento do HDL (o bom colesterol) ( 12 ).

Também teve efeitos favoráveis ​​sobre os fatores de coagulação do sangue e estado antioxidante ( 13 ). Em um estudo de mulheres com obesidade abdominal, o óleo de coco aumentou HDL e reduziu o LDL: HDL, enquanto o óleo de soja, aumento do colesterol total e LDL e diminuição do HDL ( 14 ). Triglicérides de cadeia média (as gorduras do óleo de coco), também têm sido usadas para reduzir os triglicérides no sangue em comparação com as gorduras de cadeia longa ( 15 ). E mais! Há evidências consideráveis ​​de que o óleo de coco pode ajudar você a perder peso.

Num estudo de 40 mulheres com obesidade abdominal, óleo de coco reduzido a circunferência da cintura em relação ao óleo de soja ( 14 ) e ao mesmo tempo melhorou os marcadores de saúde.

Triglicerídeos de cadeia média também têm sido consistentemente utilizado para promover a perda de peso em estudos em animais e humanos: · Eles aumentam o gasto de energia em comparação as gorduras de cadeia longa ( 16 ).

 

  • Eles conduzem a uma maior saciedade ( 17 , 18 ).

  • Eles conduzem a uma maior proporção do peso perdido provenientes de gordura, o que indica que eles podem ser anticatabólicos ( 19 ).

  • Substituindo outras fontes de calorias por óleo de coco é provavel ajudar a perder peso.


Como eu mencionei acima, o óleo de coco é susceptível de se transformar em corpos cetônicos no fígado ( 20 ).

Os corpos cetônicos podem fornecer energia para o cérebro. Eles são particularmente úteis contra a epilepsia e também podem melhorar várias outras desordens.

O óleo de coco aplicado topicamente pode também hidratar a pele e proteger contra danos do cabelo ( 21 , 22). Além de tudo isso, o óleo de coco combina com quase todos os alimentos e sabores fantásticos.

 

REFERÊNCIAS

1.http://ajcn.nutrition.org/content/early/2010/01/13/ajcn.2009.27725.abstract

2. J Clin Epidemiol. 1998 Jun;51(6):443-60. - The questionable role of saturated and polyunsaturated fatty acids in cardiovascular disease

3. Arch Intern Med. 2009 Apr 13;169(7):659-69- A systematic review of the evidence supporting a causal link between dietary factors and coronary heart disease

4. J Intern Med. 1993 Mar;233(3):269-75. -Apparent absence of stroke and ischaemic heart disease in a traditional Melanesian island: a clinical study in Kitava.

5. http://ajcn.nutrition.org/content/34/8/1552.short

6. Indian Journal of Clinical Biochemistry -August 2000, Volume 15, Issue 1, pp 1-5 / Lipid peroxidation in culinary oils subjected to thermal stress

8. Epilepsia. 2008 Nov;49 Suppl 8:33-6./ Medium-chain triglyceride (MCT) ketogenic therapy

9. Antimicrob Agents Chemother. 1972 July; 2(1): 23–28. Fatty Acids and Derivatives as Antimicrobial Agents

10. J Bacteriol. 2000 May;182(9):2668-71. / Equivalence of lauric acid and glycerol monolaurate as inhibitors of signal transduction in Staphylococcus aureus

11. J Food Prot. 2001 Jun;64(6):885-9 / Antimicrobial effects of corn zein films impregnated with nisin, lauric acid, and EDTA

12. Clin Biochem. 2004 Sep;37(9):830-5. / Beneficial effects of virgin coconut oil on lipid parameters and in vitro LDL oxidation

13. http://www.journals.elsevierhealth.com/periodicals/yeclnm/article/S1751-4991(07)00043-1/abstract

14. Lipids. 2009 Jul;44(7):593-601. doi: 10.1007/s11745-009-3306-6. Epub 2009 May 13. / Effects of dietary coconut oil on the biochemical and anthropometric profiles of women presenting abdominal obesity.

15. Eur J Clin Nutr. 2009 Jul;63(7):879-86. doi: 10.1038/ejcn.2008.76. Epub 2009 Jan 21. / Consumption of medium- and long-chain triacylglycerols decreases body fat and blood triglyceride in Chinese hypertriglyceridemic subjects.

16. http://jn.nutrition.org/content/132/3/329.full.pdf+html

17. Int J Obes Relat Metab Disord. 1996 May;20(5):435-44. / Covert manipulation of the ratio of medium- to long-chain triglycerides in isoenergetically dense diets: effect on food intake in ad libitum feeding men.

18. Am J Clin Nutr. 1998 Aug;68(2):226-34. /Influence of medium-chain and long-chain triacylglycerols on the control of food intake in men.

19. http://www.nature.com/ijo/journal/v25/n9/pdf/0801682a.pdf

20. http://jn.nutrition.org/content/107/12/2206.long

21. Dermatitis. 2004 Sep;15(3):109-16. /A randomized double-blind controlled trial comparing extra virgin coconut oil with mineral oil as a moisturizer for mild to moderate xerosis.

22. J Cosmet Sci. 2003 Mar-Apr;54(2):175-92. / Effect of mineral oil, sunflower oil, and coconut oil on prevention of hair damage.

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