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Batata doce: será que esse é o melhor carboidrato para ajudar nos resultados?

Batata doce: será que esse é o melhor carboidrato para ajudar nos resultados?
Por Éverton Bottega

Já faz algum tempo que as pessoas do mundo fitness vêm utilizando a batata doce como um dos alimentos que são fontes de carboidratos, chegando a virar moda. Mas será que realmente esse carboidrato faz toda diferença na dieta? Podemos usar outras fontes disponíveis para ingerir carboidrato sem perder a qualidade na dieta?

Muitas pessoas consomem essa raiz devido ao seu baixo índice glicêmico, ou seja, é liberado gradativamente na corrente sanguínea sem dar picos de insulina facilitando o acúmulo de gordura. Mas não é tão simples assim, vejamos: a maneira de cocção do alimento irá influenciar diretamente no seu índice glicêmico. Isso porque se ele for cozido, realmente terá um índice baixo, mas se ele for assado, seu índice glicêmico sobe consideravelmente. Essa é uma das razões ao qual não podemos nos prender a um simples detalhe. Além desse fator, temos que saber qual é a carga glicêmica desse alimento, influenciando diretamente na ingestão de carboidrato por gramas de alimento. Vários fatores influenciam para termos um alimento de qualidade a ser ingerido, desde a sua plantação até a sua cocção.

Se falarmos em "dieta ideal", teria que ser a mais natural possível. Assim, mais qualidade de alimento terá na alimentação, ou seja, quanto menos produtos industrializados consumirmos, melhor será nossa saúde e resposta ao nosso programa alimentar. Não podemos nos deter a um único alimento para aperfeiçoar os resultados. Temos vários alimentos com as propriedades tão boas quanto as da batata doce como: aipim, inhame, batata inglesa cozida, entre outro. Agora cabe procurar um nutricionista qualificado para montar uma dieta equilibrada e não ficar apenas no "frango com batata doce" ao qual todo mundo copia achando que descobriram a "fórmula mágica". 

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