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Você consome oleaginosas diariamente? Saiba por que é importante incluir na alimentação

Você consome oleaginosas diariamente? Saiba por que é importante incluir na alimentação
Por Giórgia Bazotti

As oleaginosas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Elas são conhecidas por serem gordurosas, no entanto, as gorduras encontradas no alimento são insaturadas, as famosas "gorduras boas". 

Segundo a nutricionista da ProLight, Luciana Meneghetti, elas contribuem para manutenção ou redução dos níveis de colesterol  e atuam como antioxidantes (retardam o envelhecimento). "As oleaginosas ainda previnem o corpo das dolorosas cãibras", afirma a especialista. Mas CUIDADO! A nutricionista alerta que apesar de extremamente nutritivo, quando consumida em exagero, a "gordura boa" passa a ser o vilão da dieta, trazendo ao aumento de peso. 

É claro que a melhor maneira de consumir esses alimentos é de forma natural. A nutricionista dá a dica: insira no dia a dia na forma de mix, uma vez por dia, in natura ou adicionada nas preparações de sua alimentação diária. 

Para oferecer uma dieta equilibrada e completa, a ProLight incluiu no cardápio a porção Mix Nuts Golden, composta por amêndoas, castanha de caju, nozes, amendoin, azeite de oliva extra virgem, sal rosa, pimenta do reino e alecrim. Os ingredientes naturais dão um sabor especial ao mix de 600g, que tem apenas 193kcal.


Confira abaixo os benefícios das principais oleaginosas:

- Castanha do Pará: Extremamente nutritiva, as castanhas ajudam a proteger o coração por ser rica em ômega 3, já que age diminuindo os níveis de colesterol "ruim" e aumento o colesterol "bom", auxilia no combate ao câncer e graças a presença do selênio em sua composição, contribui com o desenvolvimento cognitivo.

- Castanha de caju: Fonte de minerais e fibras, além do ômega 3, a castanha de caju ajuda a fornecer energia para o corpo, combate ao câncer e tem ações altamente positivas no sistema casdiovascular, reduzindo os riscos das doenças cardíacas. Além disso, contribui para amenizar os sintomas da TPM e da menopausa, já que induz o bom humor.

- Amêndoas: Uma das mais populares, as amêndoas são fontes de diversos nutrientes benéficos para o nosso organismo, entre eles: os agentes antioxidantes, as fibras, vitamina E, cálcio, fósforo e magnésio. Seu consumo aumenta os níveis de energia, beneficia a saúde cardiovascular, previne o câncer e melhora o desenvolvimento do feto durante a gestação.

- Nozes: Mais que o ômega 3, as nozes também são ricas em ômega 6 que ajuda a controlar os níveis de colesterol. Além disso, beneficiam a saúde cardiovascular, ajudam na prevenção do câncer de próstata, melhora a qualidade do sêmen masculino e proporciona boas noites de sono.

- Pinhão: Conhecido por manter saudável a saúde do coração, o pinhão é rico em vitaminas E e K, além dos minerais como ferro, cobre e manganês. Atua em prol da saúde dos olhos e tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce.

- Pistache: Além do ômega 3, o pistache é rico em potássio, magnésio e ferro que ajudam a controlar a pressão arterial, contribui para a nossa saúde óssea, previne o diabetes e auxilia na melhora do nosso sistema imunológico.

- Macadâmia: Nutritiva e com um sabor amanteigado, a oleaginosa é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, além dos minerais como selênio, ferro, cálcio, cobre e zinco. Com tantas propriedades, a macadâmia auxilia no emagrecimento, previne alguns tipos de câncer como o de útero, mama e estômago e beneficia o intestino por também ser rica em fibras.

- Avelãs: Ganham um destaque maior na época do Natal, as avelãs possuem um sabor único e inconfundível. Rica em cálcio, magnésio e fibras, as avelãs contribuem para o bem-estar da saúde cardiovascular, protege as articulações e os ossos, além de auxiliar no trato do sistema digestivo.

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