MENU

Carrinho 0 Favoritos 0
Loja Virtual
Kits Refeição Proteínas Carboidratos Legumes Veganos Sopas Salgados/Crepes Snacks e Doces Sucos e Smoothies Prolight Health Store
A ProLight
Quem somos No que acreditamos Tecnologia Parceiros Fornecedores
Depoimentos Na mídia Responsabilidade Social
Programas Onde encontrar Blog Contato 51 3028.2251 51 99512.5712 © 2016 - ProLight Alimentos
Adicionar aos Favoritos
Comparar Produto

Cuidando da alimentação durante o período de amamentação

Cuidando da alimentação durante o período de amamentação
Por Giórgia Bazotti e Michele Valenti

Começou no dia 1º de agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que vai até amanhã, dia 7, e neste ano traz como tema as mulheres que trabalham e amamentam. A idéia é sensibilizar empresas sobre a importância da amamentação, pois a mulher que amamenta falta menos ao trabalho por seu filho adoecer menos. Além de todos outros benefícios do leite materno ao bebê.

Uma alimentação balanceada ao longo da amamentação traz inúmeros benefícios tanto para a mãe como para o filho. Este é um período em que o corpo da mulher exige mais cuidados, por isso conversamos com a nutricionista Michele Valenti. Ela respondeu algumas dúvidas sobre este assunto que merece tanta atenção!

 

 - Qual a importância de uma alimentação saudável durante este período?

A nova mamãe precisa consumir uma alimentação saudável e rica em nutrientes essenciais, pois há necessidade de aporte de calorias (acrescentar mais 500kcal/dia), proteínas, vitaminas e minerais para garantir uma produção eficiente de leite materno.

 

 - Quais nutrientes são fundamentais na alimentação da mamãe durante a amamentação?

A alimentação da mãe deve ser equilibrada, fracionada 5-6 vezes ao dia, ingestão de água aumentada, rica em fibras para regular o funcionamento intestinal, consumir alimentos fonte de cálcio (leite e derivados), ingerir alimentos fonte de proteínas, leguminosas e vegetais verdes escuros e evitar o excesso de doces e frituras.

 

- O que é proibido durante nesse período?

Durante o período de amamentação a ingestão de álcool não é recomendada, pois causa mudança de odor no leite materno levando a recusa do bebê e consequentemente dificultando o processo de amamentação. A ingestão de cafeína é contra indicada, pois pode provocar insônia e irritabilidade no bebê.  O consumo de cigarro é proibido, pois a nicotina passa para o leite materno provocando irritabilidade no bebê e inibindo o hormônio prolactina responsável pela produção de leite.

 

 - É verdade que alguns alimentos dão cólica no bebê? Quais são?

Alguns alimentos estão descritos na literatura como possíveis causadores de cólicas no bebê por causarem irritabilidade: chocolate e derivados, café e derivados, chimarrão, chá preto, chá verde e outros por serem causadores de flatulência: leite (lactose), aveia, batata, milho, trigo, açúcar refinado, amendoim, ovos, bebidas alcoólicas, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, brócolis, repolho, couve-flor, bebidas com gás (refrigerantes).

 

- A mamãe pode começar a fazer um regime enquanto amamenta? O que é mais indicado?

Para as mamães que já apresentavam sobrepeso ou obesidade antes da gravidez a perda de peso é possível nesse período. No entanto, o plano alimentar precisa ser individualizado levando em conta as necessidades de nutrientes e ingestão calórica ideal para não prejudicar a produção e composição do leite materno. Procurar um profissional de saúde (médico ou nutricionista) para uma dieta personalizada é importante nesse período.

 

A Prolight Alimentos oferece uma variedade de porções isoladas de proteínas, carboidratos e legumes que são garantia de saúde e nutrição para as mamães que estão em fase de amamentação. Todas são preparadas com alimentos funcionais, temperos naturais e sem conservantes. A empresa traz ao mercado de congelados saudáveis as porções isoladas, onde o consumidor escolhe a combinação ideal para a sua dieta.

Pensando em uma dieta equilibrada para as mamães que estão amamentando, a nutricionista Michele Valenti sugere alguns produtos do cardápio Prolight. Das proteínas, ela recomenda o picadinho de frango com cenoura e vagem e a carne de panela do chef. No grupo dos carboidratos, ela indica o risoto de salmão, o arroz integral com quinoa e goji berry e o arroz integral com linhaça e alho poró. A lentilha entra como sugestão de leguminosa. Sobre os legumes, a nutricionista sugere a couve refogada e o mix de legumes na wok I. Já como lanche, a alternativa dada pela especialista é a crepioca de frango.

SSL Certificates