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Boas para o bolso e para a saúde: Conheça as frutas dessa estação

Boas para o bolso e para a saúde: Conheça as frutas dessa estação
Por Luciana Gehrke

Um grupo de alimentos que não pode faltar na alimentação é o das frutas. Estas são fontes de água, vitaminas minerais e fibras e devem estar presentes em todas as refeições do dia.  A elas é atribuído uma grande capacidade antioxidante devido aos seus componentes bioativos.

Por mais evoluções tecnológicas que tenhamos no setor, não dá para enganar a natureza. Quando notamos que as frutas estão sem gosto, aguadas, é porque elas podem estar fora de safra, exigindo vários tipos de agrotóxicos e adubos para poderem ser produzidas o ano todo, e estes fertilizantes químicos aumentam o teor de água dos produtos, reduzindo seu valor nutritivo e alterando o sabor. 

Por isto a máxima “coma frutas da estação”. Além de ajudar no bolso, pois o preço é reduzido, as frutas da época tendem a ser mais nutritivas, saborosas e frescas.

Na primavera as frutas devem ser o carro-chefe da alimentação. Entre as mais encontradas durante esse período estão: abacaxi pérola, acerola, banana nanica e prata, caju, jabuticaba, laranja lima, lima da Pérsia, maçã, mamão formosa, manga, morango, melão, nectarina e pêra.

Para incluí-las no cardápio, basta usar a criatividade.  Utilizando-as na forma natural, em sucos, vitaminas, ou misturadas com grãos.

 

Abacaxi: Fonte de vitaminas B1, A e C, potássio, cálcio e magnésio. Além disso, contém bromelina, enzima que auxilia na digestão de proteínas, gorduras e celulose, substância essencial para o bom funcionamento do intestino. Valor calórico: 100g de abacaxi tem em média 52kcal.

Banana: Energética, fácil de consumir e rapidamente digerida — em menos de duas horas —, a banana é recomendada para todas as idades. Pode auxiliar na manutenção das defesas imunológicas graças aos seus aportes de vitaminas C e B, em minerais e em oligo-elementos variados (zinco, cobre, manganês, selênio). Para os esportistas, são indicadas pela sua riqueza em glicídios (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, elementos importantes para um bom desempenho muscular. Valor calórico: 100g tem em média 92 kcal.

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