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Quinoa: os benefícios e como incluir o cereal na alimentação

Quinoa: os benefícios e como incluir o cereal na alimentação
Por Dra. Camila Perlin Ramos

Quinoa é um cereal riquíssimo pois contém: 

· Proteína vegetal com alto valor nutricional em comparação com outras de sua espécie.

· Possui todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita.

· Seus valores proteicos são equiparados à proteína animal, como a da carne e a do leite, portanto uma ótima opção para veganos. 

· Fonte de vitamina, sais minerais, Cálcio, Ferro, Ômega 3 e 6.

· Rica em fibras integrais, de baixo índice glicêmico.


Quando comparamos com outros cereais, podemos ver que a quinoa possui proteínas e ferro em teores superiores a de outros cereais. 


Benefícios

· Indicada para vegetarianos e veganos para manter ingestão adequada de proteínas

· Indicada para atletas/esportistas, pois fornece excelente reserva energética na prática de exercícios físicos.

· Rica em fibras integrais, regula as funções intestinais favorecendo todo o processo digestivo.

· Fonte de aminoácidos essenciais (formadores de proteínas) que contribuem para a formação e desenvolvimento da capacidade intelectual.

 

As dicas abaixo vão lhe ajudar a colocar a quinoa no seu dia a dia :

· Grãos: nas aplicações do arroz e do trigo, em pratos quentes, frios, doces ou salgados.

· Flocos: bastante utilizado nas saladas, iogurtes, vitaminas, cereais matinais, e em receitas doces ou salgadas.

· Farinha: substitui a farinha de trigo na fabricação de pães, tortas, bolos, panquecas, etc.

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