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Lista de compras saudável: 5 alimentos funcionais que não podem faltar na dieta

Lista de compras saudável: 5 alimentos funcionais que não podem faltar na dieta
Por Giórgia Bazotti e Cris Zinelli

Aqueles que seguem uma alimentação balanceada precisam estar atentos na hora de fazer as compras no supermercado. Para não sofrer com as tentações nas prateleiras, a melhor forma é preparar uma lista. Convidamos a nutricionista Cris Zinelli para preparar uma lista dos cinco alimentos funcionais que não podem faltar no armário de quem segue uma dieta balanceada. 

Aproveite as dicas, pegue um papel e uma caneta e comece a sua!


CHIA

A chia tem uma extensa lista de benefícios, rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas A, complexo B e vitamina C. Atua regulando o intestino, reduz colesterol LDL, fortalece os ossos e neutraliza radicais livres. A semente é uma ótima fonte de proteína vegetal, com um ótimo perfil de aminoácidos essenciais. Ao inclui-la na alimentação ela facilita o processo de emagrecimento, pois elas conferem uma sensação de saciedade por maior tempo quando comparadas com outros alimentos. As sementes podem ser consumidas podem ser usadas em saladas, sucos, bolos e também podem ser utilizadas como substitutas de ovos na produção de pães e bolos.


AVEIA

Auxilia no bom funcionamento intestinal, aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso. Auxilia na luta contra hipertensão e diabetes, pois atua diminuindo a absorção de gorduras e açúcar. Fortalece o sistema imunológico. A aveia é um superalimento pois, além de ser versátil em sua forma de consumo, é incrivelmente nutritiva. Possui ferro, proteínas, fibras, vitamina B. 


BRÓCOLIS

O brócolis é uma ótima fonte de fibras, vitaminas, minerais como: ferro, cálcio, potássio e zinco. Além de promover a saciedade e ter poucas calorias o brócolis é ótimo para o controle do peso. Seus principais benefícios: saciedade, fortalece o sistema imunológico, reduz glicemia, previne doenças cardíacas, promove a saúde dos ossos, regula a pressão arterial e prisão de ventre.


ABACATE

São vários os benefícios do abacate para quem o consome, além de ajudar na hidratação do cabelo e pele, melhora a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que age como antioxidante e ajuda a controlar o colesterol, ajuda na melhora do rendimento do treino por ser rico em energia, auxilia na prevenção de doenças cardíacas. O abacate é rico em gorduras boas do tipo monoinsaturada, ótimo para ser usado tanto em vitaminas como em pastinhas salgadas. 


ÓLEO DE COCO

Rico em TCM (triglicerídeo de cadeia média) é um tipo de gordura que fornece energia quase que imediata. O óleo de coco auxilia no aumento da saciedade, podendo contribuir para perda de peso por aumento da termogênese. Outros benefícios: aumenta os níveis de colesterol bom, regula função intestinal, combate infecções e melhora imunidade. Pode ser usado puro, com café (bulletproof), para cozinhar, adicionado a bolos e pães. 

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