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Confira os 4 carboidratos que ajudam a emagrecer

Confira os 4 carboidratos que ajudam a emagrecer
Por Cristina Zinelli

Ultimamente o consumo de carboidratos nas dietas têm ficado um pouco confuso. Afinal, pode ou não pode?

50% das pessoas que tentam perder peso fazem uma dieta sem carboidratos, e logicamente perdem peso, pois nesse pacote entra o corte de alimentos altamente calóricos e atrativos, como bolachas, bolos, pães, massas, refrigerantes e doces em geral. Não tem como não emagrecer, ainda mais se a dieta estava baseada no consumo desse tipo de alimento, o que hoje, visto a facilidade que apresentam, é a solução mais rápida e confortante. Esse tipo de dieta sem carboidratos tem um prazo para começar e terminar, pois não existe a possibilidade de viver-se uma vida de restrição. Profissionais mal orientados indicam essa alternativa como a mágica para uma perda de peso rápida, acontece que com a mesma rapidez que perdemos, recuperamos. E voilá! Temos o famoso efeito sanfona, as gordurinhas voltam com força total e o pior, o paciente nunca mais terá facilidade para perder peso outra vez.

O que temos de mais moderno hoje nos protocolos de emagrecimento denomina-se reeducação alimentar, onde o paciente precisa saber diferenciar o que é benéfico e o que é maléfico para o seu organismo, e nessa mudança de estilo de vida os carboidratos são super bem vindos, ainda mais quando cuidamos o tipo (baseado em sua carga glicêmica), batata doce, arroz integral, aipim e quinoa (dentre outros) são alimentos ricos, que saciam e quando bem combinados não só matam a fome, mas nutrem, evitando o efeito rebote (emagrece-engorda) tão temido por todos que querem ter um físico bonito e saudável.

Podemos inserir o bom carboidrato desde o café da manhã, iniciando o dia de uma maneira saudável e com reservas de energia suficientes para todas as tarefas diárias. Fontes como: aveia, batata doce e até mesmo as frutas podem fazer parte do plano alimentar.

No almoço e jantar, podemos usar preparações com aipim, arroz integral, batata doce, sempre combinado com legumes e saladas coloridas, quando mais colorido mais vitaminas e minerais, uma carne magra também é sempre bem vinda.

Chegou a hora do treino, e agora? O que comer? Estudos mais recentes apontam até o arroz branco como uma opção para ser usada nesse momento, claro que depende do objetivo de cada pessoa, por isso a importância de conversar e ter acompanhamento de um profissional que entenda e respeite as suas necessidades. Não quer errar no pré treino? Vá de batata doce, ela é a rainha absoluta dos carboidratos: baixo índice glicêmico, liberação de energia gradual durante a atividade física e realmente democrática, pois não é cara como muitos suplementos que vemos no mercado.

Se você escolher os carboidratos certos, eles podem mudar a sua disposição ao longo do dia, tornando seu corpo mais magro e de brinde ainda mais saudável.

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