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8 dicas para você beber mais água em 2017

8 dicas para você beber mais água em 2017
Por Giórgia Bazotti

Que é muito importante tomar água, todo mundo sabe. Afinal, o corpo hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Mas com a vida agitada, muitos esquecem de consumir água durante o dia e por isso acabam bebendo menos do que o ideal segundo Organização das Nações Unidas, que é de 2 litros por dia.


A dica para não esquecer de beber água é sempre carregar uma garrafa junto. Seja no carro, na bolsa ou na mochila. Há aqueles que colocam lembrete no celular para não esquecer. O Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, publicou uma lista com informações importantes sobre o consumo de água. Além do nutricionista Daniel Novaes, eles também consultaram o Guia Alimentar do Ministério da Saúde.


Seu corpo é composto de água
Sem água não sobrevivemos muitos dias.  O total existente de água no corpo é de 75% na infância e mais da metade do corpo é água na vida adulta. Logo, não espere sentir sede para entender que o seu corpo precisa de água e a ingestão dela é fundamental para o equilíbrio do organismo. 

A necessidade de água pode variar 
Como qualquer alimento, a quantidade de água que você deve beber é variável, dependendo de uma série de fatores como idade, peso, atividade física que realiza e até mesmo clima e temperatura do ambiente onde vive. Segundo o nutricionista, pessoas que fazem atividade física com frequência, devem consumir de 4 a 5 litros de água durante o dia.  Isso porque já se perde água durante os exercícios e, por isso,  é necessário repor os estoques de eletrólitos, itens fundamentais para dar energia imediata ao corpo. Os atletas de altíssimo rendimento devem ingerir de 8 a 10 litros de água por dia.Já pessoas sedentárias, segundo recomendação da OMS, devem ingerir, em média de 2 e meio a 3 litros de água por dia. 

É água mesmo 
A quantidade de água recomendada para cada pessoa não deve ser diluída em outras bebidas. A quantidade recomendada de água não pode ser substituída por outro líquido, como sucos e bebidas açucaradas. Porém, pode  vir “temperada” com algumas rodelas de limão ou folhas de hortelã. Nem por isso, as outras bebidas que levam a água na composição não devem ainda fazer parte da ingestão diária de líquidos. Um chá de capim-santo ou mesmo o café, podem continuar a mesa, sempre usando o mínimo de açúcar possível. 

Outros alimentos ajudam a hidratar
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, o leite e a maior parte das frutas contém 80% a 90% de água na composição e mesmo as verduras e legumes cozidos ou em forma de salada costumam ser compostos de mais de 90% em água. Já os alimentos após o cozimento, como macarrão, batata ou a mandioca, possuem cerca de 70% de água. Um prato de feijão e arroz é constituído por dois terços de água. Diferente dos alimentos in natura ou minimamente processados (esses o Ministério da Saúde  recomenda que sempre estejam a mesa), os alimentos ultraprecessados são escassos de água, exatamente para que durem nas prateleiras. Salgadinhos de pacote e biscoitos possuem menos de 5% de água. 

Mantém a pressão arterial equilibrada
A pressão arterial é responsável por dar força ao sangue, para que ele percorra o caminho que precisa dentro do nosso corpo, levando oxigênio e nutrientes para os órgãos. Para manter a pressão arterial equilibrada, o nutricionista afirma que é fundamental beber água. “Isso porque a água é um componente importante do sangue, responsável por regular a pressão arterial. Além disso, é importante reduzir o consumo de sal”, detalha o nutricionista.

 

Previne contra outras doenças
Se manter hidratado pode ser fundamental para evitar outras doenças, além das relacionadas ao sistema circulatório. Sem água, os índices de uréia e ácido úrico no sangue podem ficar alterados  sendo responsáveis por problemas como pedras nos rins ou complicações nas articulações.  

Ajuda a emagrecer
Se você deseja emagrecer e já está adotando hábitos alimentares mais saudáveis e praticando atividade física regular, a água vai te ajudar. “Beber água auxilia na desinflamação da gordura. O excesso de gordura vem da célula inflamada  e a água é fundamental para fazer essa célula voltar ao normal. Se a pessoa está em um  processo de emagrecimento e não ingere a quantidade de água  recomendada, terá  dificuldade para emagrecer”, afirma o nutricionista Daniel. 

Cuidado com os remédios que são usados apenas para desinchar
Na busca por um corpo mais magro, algumas pessoas costumam tomar certas medicações que “ajudam” a desinchar. O nutricionista faz um alerta. “É perigoso  tomar esses remedinhos que são para desinchar, que tiram a água do corpo. Eles acabam causando cãibra,  fadiga e tontura.  Há uma grande chance desses sintomas estarem relacionados a falta de água, nesse caso. Também pode aparecer edemas e inchaço no corpo já que o organismo vai sentir a falta da água e vai querer reter o pouco que tem”, explica. 

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